domingo, 28 de junho de 2009

Domingo, 28 de Junho de 2009 - Continuação

E, aos 65 minutos aposta trancada com 1-0 antes que a coisa descambe. Lucro 90 Euros se não houver mais do que 4 golos, 0.80 Euros se houver 5 golos ou mais...
Prevejo que não vá haver mais do que 4 golos por isso canalizei o lucro todo para -4.5 golos, mas se tal não acontecer, a única coisa que perdi foi tempo.

Saldo do dia: -270,00 Euros :-(

Conclusões / Ensinamentos a obter com os erros: Assumir os reds, SEMPRE!!!!
Olhar bem para a estatistica e estudar os jogos e as equipas é 85 % do caminho andado para o sucesso.
Não ter medo de arriscar, quando todos os dados nos indicam qual é o caminho a seguir. Tivesse eu seguido estas tres missivas hoje e o meu saldo de hoje andaria na ordem dos 510 euros ou mais levando-me certamente a ultrapassar os 2000 euros da minha banca.

Vivendo e aprendendo.

Domingo, 28 de Junho de 2009

Hoje foi um dia menos bom.
Um dia com alguns ganhos, mas também com uma perda que deitou por terra os ganhos de hoje e de ontem.
Um dia negro que deitou por terra todo o meu trabalho de ontem e de hoje.
Há por isso que analisar o porque deste desabar...
O dia não começou muito bem. Um jogo japonês Oita X Kashima, tinha começado por volta das 8.00 /8.30 não sei ao certo. Sei que tinha visto a estatística no dia anterior e o visitante era o favorito. Os dados referiam poucos golos, portanto um bom jogo para aplicar a técnica do lay+4.5
Quando entrei na BETFAIR na altura do intervalo, se bem me lembro, já as odds do 4.5 estavam inacessiveis, elevadissimas, com uma responsabilidade arrasante. MAs já estávamos no intervalo e o jogo mantinha-se 0-0, por isso fui checkar as odds do 3.5 igualmente elevadas.
Decidi por isso ir para o 2.5. Achava eu, que um jogo com 0-0 no intervalo dificilmente teria mais de 2 golos. Felizmente dos 100 euros que pedi, apenas 5 foram correspondidos implicando uma responsabilidade de cerca de 25 euros, felizmente, e digo felizmente porque a equipa home marca um golo e após este o favorito não se deixa ficar atrás e marca quase de imediato outros 2, nem deu tempo para deixar assentar a poeira. Resultado 1-2. Saldo:-25 Euros
Depois da parte da tarde... Taça das Confederações - Espanha- África do Sul, Espanha como favorito, como é óbvio. Aos 73 minutos África do Sul, marca o 1º golo, deixando a Espanha para trás... Felizmente nesta altura já tinha fechado o +4,5 gerando lucro quer houvesse 4 golos quer houvesse 5 ou mais, e ainda bem...
Aos 88' mais um golo, aos 89' outro e aos 90' ainda outro, estes nem deram tempo para respirar.
Resultado antes do prolongamento 2-2. Saldo : +100 Euros
Mais um jogo Syrianska FC v Helsingborgs, nada de especial 50 Euros no lay+3.5 e 100 euros no +4.5. Saldo: +150 Euros
À noite dois jogos interessantes: Valerenga x Rosenberg... O Rosenberg nesta época ainda não perdeu nenhum jogo, alem disso o estudo indica que é uma equipa que marca muito nos últimos 10 minutos.
Quando entrei já não dava para o 4.5, as odds já iam altas e não quis arriscar ir para o 3.5
Mas fiquei atenta ao desenrolar do jogo. O Valerenga marca o 1º golo deixando as odds do Rosenberg subir bem alto e eu a achar que aquilo merecia ali uns euros, mas a minha insegurança levou-me a ficar quietinha. O jogo continua e o Rosenberg marca o 2º golo do jogo. Ficamos portanto com um resultado de 1-1. Sabia (não me perguntem como mas sabia) que o Rosenberg não iria ficar por ali. Então pedi 1.1 para fazer lay ao empate, e 1.1 para fazer lay ao -2.5 golos.
Estávamos já nos descontos e as odds andavam no 1.12/1.13 quando surge um golo. Os meus pedidos não foram correspondidos e eu não perdi nada, ou antes perdi sim, perdi a oportunidade de ganhar 200 euros apenas com risco de 20. Quem sabe para a próxima?
O penúltimo da noite Brasil x USA, a minha grande desgraça... no ultimo jogo os USA tinham ganho por 2-0 à Espanha e o Brasil tinha ganho por 1-0 à Africa do Sul, portanto qualquer dos resultados bastante surpreendentes, o primeiro porque ninguém esperava que a Espanha perdesse com os USA e o segundo porque a vitoria do Brsil foi conseguida à custa de um único golo marcado nos últimos 10 minutos, uma vitoria tirada a ferros.
Sem muitos mais dados estatísticos e atendendo a que esta Taça das Confederações tem dado água pela barba, lá fui eu para o meu lay+4.5. Ainda na primeira parte os USA marcam dois golos muito cedo, e eu, feita estúpida, porque só posso ser estúpida em vez de assumir o red, prevendo que o Brasil não deixaria de dar a maior luta possível deixei seguir. No intervalo 0-2 a favor dos USA não tranquei... Fiz mal, perderia alguns trocos, não muitos, deixei entrar a segunda parte... Logo nos primeiros 3,4 minutos da 2ª parte o Brasil marca o 3º golo colocando a minha operação em risco, por volta dos 72 o 4º golo e antes dos 90 minutos o 5º golo, garantido a vitória ao Brasil e a ruína à minha pessoa.
Em primeiro lugar, não se assustem às alminhas porque o que perdi não era meu, ou melhor era, fruto do meu trading e sabemos que em trading não há só lucros, também prejuízos. O que se pretende é minimizar esse prejuízos. Por isso desengane-se quem julga que tirei do ordenado, ou da conta para pagar o colégio, ou o leite, ou a farmácia ou o supermercado.
Mas não deixo de ficar triste porque este episódio revela o meu maior handicap, o meu calcanhar de Aquiles eaquela que é a minha maior dificuldade que é assumir reds. Pois que mais valia ter assumido um red em que perderia 50 ou 100 euros do que perder 580,00 que foi quanto me custou a vitoria do Brasil.
Causas da desgraça: não ter assumido o red. Quando ocorre um 3º golo aos 47 minutos, tinha que assumir o red, alias pedi-o com odds que pouco transtorno trariam, mas ambiciosa acabei por cancelar antes que fossem correspondidas, na ânsia de ganhar um bocadinho mais, ou seja para não perder 50, acabei por perder 580. Podem bater-me à vontade, eu mereço.
Outro ponto negativo. Esta Taça das Confederações tem apresentado resultados completamente inesperados, o que deveria ter sido motivo suficientemente forte para me deixar sossegadita no meu canto. Os dados estatísticos não tinham profundidade.
Resultado: 3-2 Saldo -580,00 Euros
Para fim do dia:
Palmeiras x Santos, um jogo um tanto ou quanto arriscado, dada a média de golos de cada equipa. Urge participar mas com alguns senãos.
Decido não ultrapassar os 60/70 minutos de jogo. Ambas as equipas tem um histórico de muitos mais golos nos últimos 20 minutos e não vou arriscar.
Vamos ver como corre...

Sabado, 27 de Junho de 2009

O dia de sábado correu relativamente bem...
Saímos todos, fomos dar uma volta e quando cheguei a casa o jogo do Cruzeiro X Avai da Copa do Brasil já tinha começado há quase vinte minutos, o que significa que as odds para fazer lay +4,5 já iam muito altas o que na prática significa uma responsabilidade muito grande.
Rapidamente faço uma analise no soccerway e verifico que o favorito joga em casa, e neste caso a estatística diz-me que o numero de golos é 1,7 para o Cruzeiro e para o underdog, o Avai em regime de visitante a media anda perto de 0,5
Uma boa média para arriscar no 3,5
Peço 50 que são imediatamente correspondidos, convencida que o jogo terá no máximo 1, 2 golos
Aos 41 minutos aparece o 1º golo. Estou convicta que não haverá mais nenhum, o estudo feito assim o indica. Rapidamente e aproveitando a descida das odds faço um reforço com mais 50. Maiores rentabilidade, menor responsabilidade.
Resultado 1-0 e mais 100 eurecos no bolso.
A seguir um jogo amercicano da liga MLS Columbus x New York Red Bulls.
Aqui não arrisquei muito, como apanhei o jogo ainda antes de começar meti-me no mercado do lay+4,5 com 100 euros ficando com margem de segurança de mais um golo.
Eu e o Bruno ainda nos pusemos a discutir no Messenger. Ele achava que era melhor não por nada. Eu fui em frente, o numero de golos do visitante era de 0.11, uma media baixissima nos Red Bulls, o favorito estava com 1,7 odds perfeitamente suportáveis.
Aos 45 minutos surge o 1º golo, antecedido de uma defesa de peito extraordinária. As odds ainda desceram um bocadinho, mas não o suficiente que me levasse a reforçar a posição.
Acabado este jogo, já muito tarde e ainda faço uma breve analise para o jogo seguinte: Real Salt Lake x Toronto... Não vou arriscar. O favorito além de jogar em casa, tem uma média de 2,7 golos é um valor muito alto, o Toronto tem 1,5 a soma dá 4,20. Está completamente fora de questão.
Amanhã é outro dia e eu estou cansada demais para fazer trading... e prefiro não ganhar 100 do que perder 500...
Acabei o dia com cerca de 200 euros de lucro. Amanhã é domingo e há muitos jogos...

sábado, 27 de junho de 2009

Onde fazer trading?

Para quem já está mais ou menos familiarizado com o trading, sabe que a exchange betting mais conhecida, mais divulgada é a BETFAIR. Uma casa criada nos anos 90, que sobreviveu ao sistema porque fe-lo funcionar. Não foi a primeira casa deste género, mas foi, isso sim, a que sobreviveu graças à estratégia e ao dinamismo do seu criador, Andrew Black.
Pelo menos outras duas casas são conhecidas: a BETDAQ e a WBX.
Confesso que conheço muito pouco destas duas.
No entanto do pouco que conheço, registe-se:

A BETDAQ pelo que vi tem, pelo menos nesta altura e, relativamente ao futebol, os mesmo jogos que a BETFAIR.
No entanto, a taxa de comissões sobre os lucros é bastante mais baixa. em comparação a BETFAIR, actualmente com 5% contra os 2% na BETDAQ (actualmente com uma taxa promocional de 1%)
A BETDAQ fornece actualmente aos seus utilizadores um software para trading. Na BETFAIR se quisermos o mesmo software terá que ser adquirido à parte e mesmo em período experimental tem que ser pago...
A BETFAIR por ser a mais antiga das casas tem maior adesão, gerando uma maior liquidez e por consequência melhores oportunidades de trading.
A BETDAQ tem os mercados mais limitados. A titulo de exemplo, na BETFAIR, num determinado jogo de futebol temos mercados de mais/menos golos de 1.5, 2.5, 3.5, 4.5 enquanto que na BETFAIR até hoje só vi até ao mercado 3.5 e com muitas mais limitações noutros
mercados.
Os gráficos na BETDAQ são muuuiiiito melhores. Uma excelente opção para quem pretender fazer trading em pre-live.
A BETFAIR tem, por vezes, o mau hábito de suspender um jogo que estava a decorrer em live, comprometendo todo o trabalho do Trader e podendo causar prejuízos elevadíssimos.
Quanto à BETDAQ, confesso que não tenho qualquer experiência ou feedback, nesta área.

Como vem, e quanto a WBX por enquanto não me é possível emitir qualquer opinião, mas prometo que consoante a experiência ou feedback que tenha actualizarei este post.

Se alguém quiser aqui, nos comentários, ou no e-mail deixar a sua opinião sobre qualquer uma destas casas ou de uma outra betting exchange aqui não referida estejam à vontade. O objectivo é reunir o máximo de informação, o mais fiável possível.

Mas afinal, o que é o trading???

Trading, diz a wikipedia, refere-se ao acto de negociar, comprar para depois vender...
Este termo está normalmente associado à compra e venda de acções na Bolsa. Comprar barato para vender caro.

Nas apostas desportivas, trading, refere-se a realizar uma aposta comprando barato (em lay) para vender mais caro (back) prevendo as oscilações de mercado e beneficiando com isso, tirando o proveito (lucro) dessa operação. O objectivo é apostar num determinado resultado, que pode ser a vitoria de uma equipa, um resultado certo, ou um numero acima ou abaixo de X golos.
Também podemos apostar que

Não se pode dizer que o trading seja SEMPRE seguro. Da mesma forma que a compra e venda de acções não assegura o lucro, mas o que se pretende é que com um bom conhecimento do mercado, e com boas analises estatísticas e das equipas se possa tirar proveito dessa compra e venda.

Nem todos podemos ser bons traders (um bom trader não pode ser emotivo ao contrario do publico que reage às operações em campo). Um bom trader tem que aproveitar as situações e ir de cabeça erguida contra o mercado, é aí que se encontram as boas oportunidades.

Vou dar-vos um exemplo, com base num trading de bolsa de valores...

Imaginem a uma empresa de forte presença nacional, uma empresa estável, com um bom crescimento nos últimos dez anos, muito bem cotada em Bolsa, um daquelas empresas em que se arriscaria a comprar acções, por acreditar, que jamais (e atenção que o jamais em apostas desportivas não existe) abriria falência.

Um dia, de manha, salta para as primeiras paginas da imprensa cor-de-rosa que o principal gestor desta empresa, estava envolvido num escândalo amoroso (que em nada afectaria o seu desempenho como profissional da sua área) e que por esse motivo, teria despoletado uma crise matrimonial, culminando com um pedido de divorcio...

O que aconteceria com as acções dessa empresa? Desceriam a sua cotação, com certeza!!!!

Excelente oportunidade para comprar!!!!

Querem melhor altura para comprar acções na Bolsa do que após o grito de crise dado pelos media??

É óbvio que é preciso ter sangue frio, não dá para ser emotivo. É óbvio que tem que estudar se aquela empresa tem ou não viabilidade...

Mas é nestas oscilações de mercado, e no remar contra a maré (neste caso, contra o publico, em geral) que estão as grandes oportunidades e os grandes lucros também...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A long way home

Comecei por jogar na Betfair sem perceber um p*nt*lh* de desporto, nunca tinha visto um jogo de futebol na minha vida.
Esperem, afinal, talvez tivesse visto, entre o zapping do CSI e da Sic Mulher.
Dei comigo a assistir a jogos que cheguei a julgar serem uma partida do Dia das Mentiras, tipo Copa dos Libertadores da América (mas afinal o que era isto?)...

A analisar estatísticas (sim, nos fóruns acham que sou maluquinha pelas estatisiticas) em três ou quatro sites diferentes.
Ainda não encontrei nenhum que tivesse toda a informação exactamente como eu pretendo, mas se houver por aí alguém interessado numas dicas, força! Eu dou uma ajuda.

Já consigo analisar um bom jogo de futebol, chamar nabos aos indianos que não jogam nada de jeito, mas são capazes de marcar três golos em 6 minutos. Chamar frangos às falhas de defesas do guarda-redes do Rosenberg, e adorar o nosso Mourinho que já há não sei quantos jogos (mais de 50, de certeza!) que não perde em casa, entre outras coisas...

Sei avaliar se determinadas odds estão cara ou em preço de saldo

Sei que a Bet365 é das casa que mais gosto, não só pela variedade de jogos em live como pela transmissão de vários em live video.

Sei avaliar se determinadas odds são ou não uma Valuebet

Sei procurar Surebets, embora não sejam a menina dos meus olhos.

Sei quem é (finalmente) o Peter Webb e o que faz o seu BetAngel

Sei também que existe uma formação deste, um seminário, que há muito aguardo que se realize em Portugal

Sei muito, porque aprendi muito nestes últimos meses, mas sinto que tenho ainda muito mais, para aprender.

Olaaaaaaaaaaaaaaaaa

Pois, assim é. Já que toda a minha gente quer ter um blog, eu também quero!

Não sou menos que os outros, ora essa.


Então é assim. Chamo-me MakingMoney (ou pelo menos no trading, o meu nome é assim), tenho 37 anos, sou mãe de dois filhos, a M. de 11 anos e o L. de dois anos e meio.


Há cerca de oito, nove meses tive alguns problemas de saúde que me impediram de trabalhar e consequentemente de continuar a auferir do ordenado que garantia o sustento da minha casa e dos meus filhos, numa fase em que as despesas cresciam todos os dias.
Na altura o meu mais-que-tudo estava com o ordenado penhorado em um terço, reduzindo os seu rendimentos para pouco mais de 450,00 Euros. E com uma casa de quatro pessoas, às vezes 5, porque além dos meus filhos, também tenho um enteado, para sustentar a coisa tornou-se cada vez mais dificil...


Sem saber para onde me virar e atendendo a que a Segurança Social nos paga o subsidio de doença tardiamente e numa percentagem reduzida tive que me virar para outro lado.


Comecei por frequentar fóruns de dinheiro. Deparei-me com bolhas, uma "fonte de rendimentos" muito em voga na altura, depois fiquei a conhecer um grupo de estudantes que tinha acabado de descobrir a forma de ganhar muito dinheiro nas roletas dos casinos, e por fim ainda frequentei sites de hyips onde deixei alguns euros (felizmente muito poucos).
Mais tarde e atraves do forum inicial mergulhei num outro fórum que dava a conhecer uma forma segura de ganhar dinheiro fazendo apostas e contrapostas, back and lay.


A primeira vez que me iniciei na Betfair - a casa que actualmente uso para fazer o meu trading, foi o caos, tudo aquilo me parecia no mínimo estranho. Aqueles quadrados azuis e rosa com números decimais, backs and lays, era tudo muito estranho.

Recordo-me, com alguma nostalgia, confesso, do dia em que pedi ajuda a um administrador do fórum no Messenger e este me disse, cerca de uma hora depois de explicações:

"- Desculpa dizer-te isto, mas acho que não estás preparada para aplicar o sistema"


Na verdade, não estava mesmo... era uma caloira, por completo. Não fazia a mínima ideia do que estava ou devia fazer. Era o caos total. Nunca tinha entrado numa casa de apostas. Nunca tinha visto um jogo de futebol... Hum, houve alturas em que devo ter passado os olhos por algum sim, entre o zapping do CSI e da Sic Mulher. Não fazia absoluta ideia de nada.


Em meados de Janeiro,Fevereiro voltei à Betfair, não me recordo exactamente como decorreu o processo entre as duas datas, sei isso sim, que passei muitas horas a estudar aquilo.


Confesso que ainda não descobri a fórmula mágica, mas ao longo destes meses fui descobrindo muita coisa, fui aprendendo muito, li muitos fóruns, discuti ideias no MSN, comprei livros (vou no 3º e tenho mais 2 na forja) sobre o assunto

Passaram mais alguns meses com ideias muito, muito baralhadas, completamente confusa.Li muito, pesquisei muito. E consegui pela primeira vez aplicar o método seguro de ganhar dinheiro com as casas de apostas e recorrendo aos bónus destas...

Foi um percurso longo, doloroso. Algum tempo depois de frequentar o fórum, uma ideia surge, e quando acabarem os bónus? Mas alguém respondeu, depois tens o TRADING...

Não tinha feito ainda nem meia dúzia das casas de apostas com o método seguro e já a palavra trading ecoava na minha cabeça desmiolada. O que é? como se faz? é seguro?

Diga-se em abono da verdade, apaixonei-me completa e totalmente pelo Trading tal qual Dulcineia pelo seu D. Quixote, adormeci muitas vezes a pensar em trading, acordava a pensar em trading, tornou-se quase uma obsessão. Comprei livros, li blogs, discuti em fóruns, levei nas orelhas e também dei porrada, parti para a luta.

Hoje, posso dizer seguramente que sou uma pessoa muito mais madura, com uma muito maior percepção desta arte. Não descobri a formula mágica (por enquanto) mas fui descobrindo e discutindo formas de melhorar.

E porque este blog? Porque acredito que a partilha de experiências nos pode tornar pessoas mais ricas de conhecimento, porque espero com a minha experiência poder ajudar alguém a singrar neste Mundo e porque não são só as experiências boas, mas sim também as más que são para ser reveladas, porque são sobretudo as más experiências que nos fazem crescer e posso dizer-vos que se cresci, como trader a ler fóruns e afins, cresci muito mais a tentar perceber porque é que tinha falhado...